Uruguaios Vão às Ruas Protestar Contra 5G

O Uruguai foi o primeiro país da América Latina a instalar uma rede comercial 5G. Apesar desse ”feito histórico”, recentemente ocorreram protestos na região de Maldonado sobre os riscos potenciais para a saúde associados à tecnologia 5G.

Os moradores dos bairros de La Barra e El Tesoro, em Maldonado, exigiram a remoção de antenas de 5G recentemente instaladas. Os manifestantes conclamaram os oficiais a não instalarem mais dispositivos até que estejam certos de que o 5G não é prejudicial à saúde.

“O 5G está nos matando”, disse um dos manifestantes durante o protesto em 8 de junho. “Antenas foram colocadas em La Barra e Nueva Palmira por enquanto, mas (as autoridades) farão isso em todo o país.”

Atualmente, muitos países estão correndo para instalar redes 5G . Até agora, o Uruguai se une a outras nações, como Japão, Espanha, Estados Unidos, entre outros, no pioneirismo dessa tecnologia.

O Uruguai conseguiu instalar a primeira rede comercial 5G na América Latina devido a uma colaboração entre a Nokia e a ANTEL, operadora estatal de telecomunicações do Uruguai. Juntos, eles implantaram as primeiras estações operáveis ​​na área de Barra de Manantiales em Maldonado.

“Vamos trabalhar para que todos os nossos clientes possam desfrutar dessa tecnologia a partir de agora”, afirmou o presidente da ANTEL, Andrés Tolosa, durante a cerimônia de lançamento.

Enquanto as empresas de tecnologia antecipam redes 5G para aumentar a interconectividade de dispositivos, alguns consumidores preocupam-se com os potenciais efeitos adversos. Especificamente, alguns acreditam que a radiação de radiofreqüência (RFR) pode danificar o DNA, causar câncer, interromper o metabolismo celular, etc.

Mais informações sobre a manifestação dos uruguaios contra o 5G pode ser vista : aqui

 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
Avatar
Douglas Aleodin
Inscreva-se no meu canal YouTube :
http://www.youtube.com/inteligentista

Deixe uma resposta

Top