Você está Aqui:
Home > Design Inteligente > Ajuste Fino do Universo > O Universo Privilegiado

O Universo Privilegiado

paddle-839814_1280-e1439222071867-900x400

 

Se algumas coisas na natureza fossem um pouquinho diferentes, a vida não seria só inexistente, mas impossível.

Se você pegar a massa do elétron e dividir pela massa do próton, você vai obter uma fração, um número 1:1836. Se esse número fosse um pouco maior ou menor, moléculas não poderiam ser formadas. O próprio átomo iria colapsar.

Nosso Universo não segue apenas leis físicas finamente ajustadas, mas leis que parecem ter sido finamente ajustadas para permitir que a vida exista.

A força eletromagnética e gravitacional são finamente ajustadas para a existência de planetas e estrelas. E como todos sabem, sem planetas ou estrelas, não há vida.

A distância da terra ao Sol é crucial para um ciclo de água estável. Se fosse mais longe, a maior parte da água seria congelada; se fosse muito próxima a maior parte da água iria evaporar.

O Carbono e Oxigênio possuem níveis de energia finamente ajustados para permitir a vida.

Nosso sol tem a cor certa. Se fosse mais avermelhado ou azulado, a resposta fotossíntética seria muito mais fraca.

Nosso sol tem a massa certa. Se fosse maior, seu brilho iria mudar muito rapidamente e emitiria alta energia radiotiva. Se fosse menor, a gama de distâncias que permitem a vida seria muito limitada; a distância certa seria tão próxima da estrela, que a força das marés romperia o período rotacional do planeta. A radiação UV também seria inadequada para fotossíntese.

De fato, vivemos num Universo e Terra, ambos privilegiados.

Deixe uma resposta

Top